• Jornal Esporte e Saúde

Análise: Bruno Gomes e Juninho provam que novo meio é possível, mas Pikachu vira problema no Vasco

Equipe deixa menos espaços ao Bragantino, mas criatividade ainda carece de melhora. Lateral é envolvido em lance do gol de empate


O empate em 1 a 1 com o Bragantino não foi o resultado esperado e ampliou a já pior série sem vitórias de Ramon Menezes (quatro jogos), mas provou que é possível achar alternativas e qualificar o futebol apresentado pelo Vasco. Ao escalar Bruno Gomes e Juninho e manter Marcos Jr, o treinador deu ao meio-campo melhor posicionamento, mais dinamismo e força ofensiva.


Importante: o contexto era de impossibilidade de escalar Andrey e Benítez, atletas vetados por problemas físicos. Porém, ao sacar Fellipe Bastos, Ramon atacou um problema que se arrastava nos últimos jogos: espaços demais para o adversário e pouca contribuição ofensiva. Pena que na lateral direita Pikachu, com mais uma atuação abaixo do que pode apresentar, virou um problema.



Após ser acionado por Talles, Juninho cruza para Vinícius marcara para o Vasco — Foto: André Durão


Buscando recuperação da derrota para o Coritiba, na rodada anterior do Brasileirão, e da eliminação na Copa do Brasil diante do Botafogo, o Vasco tentou ser protagonista. Deixou de lado o insuportável calor das 11h no Rio e ocupou o campo ofensivo no início do jogo. Manteve a posse (58% em toda a partida) e pressionou a saída de bola adversária. Deu certo até a primeira metade do primeiro tempo, período no qual quase abriu o placar com Cano após ótima jogada de Juninho.


Aos poucos, o Bragantino se achou na partida. Se Arthur foi anulado pela ótima marcação de Henrique, Lucas Evangelista e Tubarão deram trabalho a Pikachu e Miranda, pelo lado direito - os dois vascaínos tiveram má atuação. O Vasco, aos poucos, não conseguiu mais entrar na área adversária, e Cano foi pouco acionado. Vejamos: das 10 finalizações do time de São Januário, apenas três foram de dentro da área.


Talles, em mais um gol anulado por impedimento, desperdiçou a outra chance criada, e o pior quase aconteceu antes do intervalo. Bruno Gomes foi infantil e cometeu pênalti ao interceptar bola com o braço. Sorte que Fernando Miguel, em ótima fase, defendeu cobrança de Alerrandro.



Ramon conversa com jogadores do Vasco no empate com o Bragantino — Foto: André Durão


Logo no começo da etapa final, a base do Vasco resolveu - Ramon mandou a campo seis atletas formados em casa, ou seja, a maioria do time. Pela esquerda, Talles acionou Juninho, que cruzou para Vinícius só completar: 1 a 0. A vantagem não durou nem dois minutos.


Logo na saída de bola, sem que qualquer jogador do Vasco tocasse na bola, Tubarão passou facilmente por Pikachu, avançou e serviu na área Alerrandro, que fez o pivô para Lucas Evangelista igualar. Fernando Miguel ainda salvaria o Vasco - de novo - em lance cara a cara com o camisa 9 rival.


Ocorre que, ao tentar o segundo gol, o Vasco se expôs. Adiantou o time, o que fez reaparecer um problema que existe faz tempo, o espaço entre a linha defensiva e do meio. Algo que Fellipe Bastos não estava conseguindo fazer nas partidas anteriores. Apesar do mau início com pênalti cometido, Bruno Gomes melhorou o time nesse quesito, antes do cansaço geral na parte final do jogo.



Fernando Miguel teve ótima atuação pelo Vasco — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino


A maior posse de bola se revelou infrutífera, sem chances criadas. Mais uma vez, Pikachu não funcionou entrando pelo meio, uma boa iniciativa no começo da gestão de Ramon. Cabe a pergunta: vale insistir? Isso porque, para explorar o lado direito, Henrique vira um terceiro zagueiro, não sobe e deixa de apoiar Talles, que acumula atuações irregulares. Não à toa, Ramon sacou Pikachu no segundo tempo e apostou em Cayo Tenório.


Ramon terá agora uma semana apenas de treinos. Depois, uma sequência de dois jogos fora do Rio: Atlético-MG, domingo, e Bahia, na quarta-feira. Tempo para fazer ajustes.


* https://globoesporte.globo.com/Por Hector Werlang — Rio de Janeiro.



5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE