• Jornal Esporte e Saúde

Aplicativo analisa e indica quem precisa fazer exame do Covid



Tendo a tecnologia como um grande aliado na luta contra o coronavírus, o município de Macaé segue avançando na contenção do avanço da doença. Uma das estratégias é a realização dos testes. Para isso, além da testagem direcionada como está sendo feita nos bairros e em profissionais que estão retomando suas atividades, o uso do aplicativo “Dados do Bem” vem auxiliado na identificação de pessoas com indicação a serem submetidas ao exame que já vem sendo realizado há dois dias no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.


Para participar da iniciativa de forma voluntária, basta que o interessado baixe o aplicativo que está disponível para os sistemas Android e IOS. Após fazer o download gratuito, algumas perguntas vão traçando o perfil da pessoa, por meio de uma autoavaliação. Após responder, em menos de cinco minutos o programa apresenta o resultado indicando se a pessoa apresenta critérios suficientes para a realização do teste. Em caso positivo, a pessoa poderá ser selecionada por um algoritmo e, através do app, receberá um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba.


Os agendamentos com hora marcada permitem um atendimento organizado, de forma rápida e sem fila de espera. A participação das pessoas é fundamental para este mapeamento epidemiológico, com o objetivo de gerar dados que ajudem a entender a progressão da Covid-19 entre a população. Por se tratar de uma análise científica, o anonimato é preservado.




A realização do teste é simples e rápida. Uma gota de sangue é coletada do dedo do paciente e colocada em contato com reagentes capazes de identificar a presença de anticorpos no material, indicando se a pessoa foi ou não infectada pelo novo coronavírus.


Dados do Bem - A ferramenta Dados do Bem faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, “Ciência IDOR Contra a Covid", que ainda inclui outras frentes de estudo. O aplicativo foi criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.


* Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo/Fotos: Divulgação.








0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE