• Jornal Esporte e Saúde

Atendimento psicológico gratuito para alunos e servidores da Cidade Universitária de Macaé


Cidade Universitária - Foto João Barreto.


Alunos e servidores da Cidade Universitária e da Casa do Estudante contam, gratuitamente, com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) oferecido através de convênio entre a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, e a Universidade Estácio de Sá. O atendimento começou em fevereiro e contempla também a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instaladas no campus.


“A parceria com a Estácio foi mais uma conquista na busca da qualidade de vida de nossa comunidade acadêmica. Preocupamo-nos com o bem-estar de todos que aqui circulam a fim de garantirmos um ambiente saudável e produtivo”, disse a diretora da FeMASS, professora Cláudia Leite. A Casa do Estudante, contemplada no convênio, é um projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, que oferece condições de moradia aos estudantes das IES públicas/presenciais, sediadas em Macaé, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, maiores de idade e oriundos de cidades distantes de Macaé.


Com a parceria, alunos do curso de Psicologia da Estácio fazem o atendimento que vale como estágio curricular obrigatório para a formação deles e é importante para a carreira porque une teoria e prática. O trabalho é supervisionado por professores pós-graduados em níveis de mestrado e doutorado, o que garante uma supervisão profissional. As informações foram passadas pelo coordenador da Clínica de Psicologia da Estácio e supervisor de Terapia Cognitivo-Comportamental, professor-doutor Jefferson Cabral Azevedo.


Segundo ele, o convênio tem prazo de dois anos. O objetivo é “Ampliar o atendimento à população e consolidar o vínculo com a sociedade”, destacou, acrescentando que já espera que o convênio seja renovado. O SPA funciona na Estácio de Sá com atendimento à população. Atualmente, são 6 estagiários fazendo o atendimento na FeMASS e 63 na Clínica de Psicologia que funciona na universidade.


“Hoje, no SPA, realizamos aproximadamente 650 consultas por mês. Caso fôssemos seguir a tabela de preço do CRP (Conselho Regional de Psicologia) daria R$ 52 mil/mês. Atendemos aproximadamente durante 9 meses no ano, o que resultaria um valor de R$ 468 mil. Isso significa uma enorme economia para os cofres públicos de Macaé. Trazer atendimento psicológico de graça e com qualidade é importante para a população e contribui para solidificar uma formação de Psicologia Clínica”, enfatizou.


Os interessados em saber mais como funciona o SPA podem entrar em contato pele telefone 2757.7760, das 13h às 21h, de segunda a sextas-feiras. A Estácio de Sá funciona à Rua Luiz Carlos de Almeida, 113, no Bairro Granja dos Cavaleiros; a FeMASS no Bloco A, da Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, também no bairro Granja dos Cavaleiros; e a Casa do Estudante fica no antigo Hotel Colonial, no bairro Imbetiba.


Dias e horários de atendimento


FEMASS (UFF e UFRJ)


Segunda-feira,

13h às 16h


Terça-feira,


13h às 16h


18h30 às 21h30


Quarta-feira,

14h às 17h


17h às 20h


Quinta-feira,

18h30 às 21h30


Sexta-feira,

17h às 20h.


Casa do Estudante


Segunda-feira,

10h às 16h


Quarta-feira,


10h às 13h.


* Secom Macaé/Jornalista: Elis Regina Nuffer



1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE