• Jornal Esporte e Saúde

BENEFICIÁRIOS DO BPC EM TRAJANO PRECISAM FICAR ATENTOS AO PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO CADASTRO ÚNICO


IMAGEM AEREA TRAJANO - ASCOM DOUGLAS SMMITHY.


Idosos e pessoas com deficiência contemplada com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até 30 de junho para fazer o cadastramento obrigatório. De acordo com a secretaria municipal de Assistência Social, Verônica Fazoli, os interessados devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para efetuar e ou sanar qualquer dúvida com relação ao cadastro.


De acordo com a Secretaria os beneficiários do BPC que precisam apresentar documentos como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, documento de identidade, carteira de trabalho e titulo de eleitor. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não ter meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida pela família.


O auxílio é pago pelo Executivo federal. Em contrapartida, cabe às unidades da Federação fiscalizar e cadastrar quem já recebe o benefício. “Os trajanenses que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e precisam ficar atentas aos prazos. O registro é obrigatório e, quem ainda não o fez, pode ter o benefício suspenso”, explicou.


O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar estipulada pelo sistema. O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. A base de dados é utilizada por diversos programas sociais do governo federal. Nela, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda.


* Assessoria de Comunicação - Ascom/Douglas Smmithy /Prefeitura de Trajano de Moraes.





5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE