• Jornal Esporte e Saúde

Cemitérios da Zona da Mata e Campo das Vertentes adaptam programação de Finados durante pandemia

O uso de máscaras é obrigatório nas unidades. Confira as medidas em Juiz de Fora, Muriaé, Barbacena, São João del Rei e Ubá.



Cemitérios da Zona da Mata e Campo das Vertentes adaptam programação de Finados durante pandemia

— Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação


Diversos cemitérios da Zona da Mata e Campo das Vertentes adaptaram a programação para celebrar o Dia de Finados, no dia (2) por conta da pandemia em 2020.


Confira abaixo informações as medidas anunciadas pelas prefeituras de Juiz de Fora, Muriaé, Barbacena, São João del Rei e Ubá.


* Juiz de Fora

Cemitério Municipal


O Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, da Secretaria de Obras (SO) de Juiz de Fora, estará aberto para visitantes no domingo (1º) e segunda-feira (2), das 7h às 17h.



Cemitério Municipal de Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração


É esperado um número reduzido de visitantes em 2020, tendo em vista a baixa visitação percebida no Dias das Mães e no Dia dos Pais deste ano, datas que costumam atrair mais público.


De acordo com a administração, pouco mais de 10 mil pessoas devem comparecer à unidade no Dia de Finados, o que representa uma queda de cerca de 30% em relação à 2019.


No Cemitério Municipal, os túmulos mais visitados são os do Presidente Itamar Franco, do Padre Wilson e da Santa Palmira, além do Túmulo da Bruxa.


Para evitar aglomerações, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, orientou sobre a não realização de celebrações eucarísticas no Cemitério Municipal.


Também em virtude da pandemia do coronavírus, serão disponibilizados sabonetes higienizantes, álcool em gel e banheiros químicos aos visitantes.


O local passará por uma desinfecção em toda a área de estacionamento, capelas, banheiros e escritórios, por equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).


Além disso, servidores do Cemitério farão uma limpeza geral pelo local, incluindo pinturas e podas de árvores.


Segundo a Secretaria de Obras, os atendimentos ao público serão feitos na Capela 2, ao lado do portão lateral do Cemitério. No local, serão dados orientações, a fim de agilizar o acesso dos visitantes às sepulturas.


O Cemitério Municipal fica na Rua Viscondessa Di Cavalcante, 36, no Bairro Poço Rico.


* Parque da Saudade


O Cemitério Parque da Saudade espera receber cerca de 10 mil pessoas no feriado de Finados de 2020. De acordo com a administração do local, esse número representa metade em relação ao ano anterior.


A unidade orienta que todos os visitantes utilizem máscaras e mantenham o distanciamento social.



Cemitério Parque da Saudade — Foto: Carlos Eduardo Alvim/G1


Cerca de 30 funcionários estarão na unidade, à disposição dos visitantes para atender demandas e ajudar na localização dos jazigos.


“Estes funcionários se encontrarão junto a administração e em pontos estratégicos do cemitério para devidas informações”, orienta Firmino Possas, gerente do Parque da Saudade.


Além disso, equipes da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) trabalharão na região, reforçando ações de segurança e o controle do trânsito. Uma ambulância estará de plantão na unidade, em caso de emergências.


O cemitério orienta, também, que os visitantes levem flores naturais e não as plantem no entorno do jazigo. Está proibida a venda de flores no interior da unidade.


Servidores do cemitério também estarão no local para atender aqueles interessados em adquirir jazigos.


O Parque da Saudade vai homenagear a data com a missa de finados, na Catedral Metropolitana, localizada na Rua Santo Antônio, 1201, no Centro de Juiz de Fora.


A celebração será às 10h de segunda-feira (2), presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira e transmitida pelo Youtube e Facebook, além de pela rádio Catedral 102,3 FM.


Os interessados em participar da missa presencialmente devem realizar um agendamento, pelo número (32) 3250-0700.


O Parque da Saudade fica na rua Alencar Tristão, no Bairro Santa Terezinha e estará aberto das 7h às 18h. Para mais informações, o contato deve ser feito pelo telefone (32) 3224-3059.


* Muriaé


O Cemitério Municipal de Muriaé, localizado na Praça Celestial, no Centro da cidade, vai funcionar das 6h às 18h nesta segunda-feira (2).



Cemitério de Muriaé — Foto: Prefeitura/Divulgação


De acordo com a Prefeitura, servidores trabalharam na limpeza e pintura do local, para que o mesmo esteja preparado para o público na data.


A administração orienta que os visitantes usem máscaras, compareçam ao local em grupos pequenos e evitem permanecer muito tempo em um mesmo ponto, para diminuir a aglomeração.


Na segunda-feira (2), haverá distribuição de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada do cemitério.


O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Muriaé para informações sobre o número esperado de visitantes em 2020. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não houve retorno.


* Barbacena


A Secretaria de Saúde de Barbacena organizou um protocolo a ser seguido pela administração dos cemitérios e visitantes no domingo (1), segunda (2) e terça-feira (3).


O documento recomenda que os cemitérios abram nos três dias, evitando a aglomeração.



Cemitério da Boa Morte em Barbacena — Foto: Marlan Kling/G1


De acordo com o protocolo, funcionários, visitantes e ambulantes só devem ser permitidos nas unidades caso estejam usando máscaras.


Na entrada e saída dos cemitérios, haverá aferição de temperatura e disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos.


Para evitar que as pessoas tirem as máscaras, não será permitido o consumo de alimentos ou bebidas nos cemitérios e, a cada três horas, equipes manutenção irão realizar a higienização das áreas.


Lixeiras serão instaladas em locais estratégicos, garantindo o descarte correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e informativos serão afixados pelos cemitérios, com orientações aos visitantes sobre a proteção contra a Covid-19.


Aos visitantes, a Prefeitura orienta que mantenham a distância mínima de 1,5m e levem seu próprio álcool em gel ou sabão, para a higienização das mãos ao sair do ônibus ou carro.


Não é recomendado que visitem os cemitérios aqueles que apresentarem sintomas similares aos da Covid-19, assim como idosos ou pessoas de grupos de risco.


Por fim, o documento alerta para o uso de álcool na higienização das mãos, devido a presença de velas nas sepulturas e covas.


Para mais informações, o contato com a Secretaria de Saúde pode ser feito pelo número (32) 3339-2148.


O G1 solicitou a Prefeitura o número de pessoas esperado nos cemitérios em 2020. No entanto, a Administração Municipal afirmou não ter essa informação, por conta da pandemia do coronavírus.


* São João del Rei


O cemitério municipal de São João del Rei, assim como os seis cemitérios privados da cidade, funciona das 8h às 16h nesta segunda-feira (2).



Cemitério Municipal de São João del Rei — Foto: Reprodução/TV Integração


De acordo com a Prefeitura, o cemitério da igreja de São Francisco de Assis, está fechado desde março. No entanto, a unidade vai estar aberta entre sábado (31) e segunda (2). Enterrado lá está o ex-presidente Tancredo Neves, comumente visitado na data.


O uso de máscaras é obrigatório em todas as unidades, e álcool em gel será distribuído pelas administrações. Além disso, os cemitérios realizarão trabalho de controle de público, para evitar aglomerações.


Ainda segundo a Administração Municipal, os cemitérios foram faxinados durante a semana anterior ao Dia de Finados.


As missas estão suspensas. O G1 entrou em contato com a Prefeitura para informações sobre o número esperado de pessoas nos cemitérios em 2020. No entanto, até a última atualização desta reportagem, não houve retorno.


Ubá


Na segunda-feira (2), o horário de funcionamento será ampliado no Cemitério Municipal de Ubá, localizado na Rua Santo Antônio, no Centro da cidade.



Município de Ubá — Foto: Prefeitura de Ubá/Divulgação


De acordo com a Prefeitura, a unidade vai funcionar das 6h às 18h, com o objetivo de proporcionar conforto aos visitantes e evitar aglomerações na data, que costuma receber o maior número de visitantes por ano.


O G1 entrou em contato com a Administração Municipal para informações sobre o número esperado de visitantes. A Administração afirmou não ter os dados mensurados, mas que "é notório o grande aumento no número de visitantes no Dia de Finados".


Também para evitar as aglomerações na data, a Prefeitura afirma que as visitas podem ser feitas no sábado (31) ou domingo (1º), quando a unidade funcionará das 7h às 17h.


Segundo a Prefeitura, as ações de capina, limpeza e reparos foram reforçadas durante as semanas anteriores ao Dia de Finados, preparando o ambiente para o feriado.


Como o Cemitério de Ubá possui três portões laterais, a Administração orienta que as famílias entrem pelo que for mais próximo do túmulo a ser visitado.


Equipes de saúde estarão presentes no local fornecendo álcool em gel e orientando os visitantes sobre o uso de máscaras.


É recomendado que idosos não compareçam ao cemitério na data. No entanto, se for necessário, a Prefeitura orienta que as visitas sejam feitas nas primeiras horas da manhã, quando o movimento estará menor.


A Administração pede, também, que os visitantes não levem vasos que possam acumular água, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti.


* Por Milena Grijó, G1 Zona da Mata.



4 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE