• Jornal Esporte e Saúde

COMO LIDAR COM A FAMÍLIA E AS EMOÇÕES DURANTE A QUARENTENA?


Reprodução internet.


Ficar em confinamento e passar mais tempo em casa não faz parte dos hábitos comuns, especialmente para as novas gerações. Entretanto, os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus com pandemia mundial nos colocam diante desta realidade. No lugar de transformar a imposição das autoridades em motivo de desconforto emocional, é possível aproveitar a quarentena para reavaliar a vida. E, também, melhorar o autoconhecimento, instruir-se, divertir-se e reforçar laços sociais e familiares.


A psicóloga Karoline Paiva e o psicanalista Marcos Wagner, ambos de São Paulo, escreveram a cartilha “Desconforto emocional em tempos de confinamento” que tem sido amplamente divulgada na internet. Em entrevista à Agência Brasil, os profissionais explicaram que o período em casa pode desencadear alguns conflitos familiares se não forem adotados alguns cuidados.


Segundo os profissionais, a quarentena altera a rotina cotidiana e faz com que os papeis normalmente desenvolvidos fiquem restritos. O exemplo citado por eles é do profissional que trabalha em home office e precisa dar atenção aos filhos, arcar com as tarefas do trabalho e de casa. Segundo os profissionais, sobrecarregadas, as pessoas podem acentuar conflitos geracionais. Isso porque são diversas as demandas para cada um dos integrantes do grupo familiar.


“Uma das possibilidades é que pensem juntos numa rotina para o novo, o momento de confinamento. Em vez de impor regras de acordo com a hierarquia de cada família, sugerimos resgatar o lúdico por meio de jogos compatíveis com todas as gerações (jogos de tabuleiro são boas opções). A redistribuição de tarefas domésticas também pode contribuir com a harmonia familiar. Vale transformar o momento do preparo das refeições em um momento familiar. De forma que cada um possa contribuir, sugerir, executar de acordo com suas possibilidades etárias e físicas”, dizem os profissionais.


* http://www.saopaulo.sp.leg.br/.


Patrocinado:




14 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE