• Jornal Esporte e Saúde

Covid-19: população pode colaborar com mapeamento através de aplicativo de autoavaliação


Para participar da pesquisa de mapeamento da evolução do vírus, é preciso baixar o aplicativo/banner: Divulgação.


As respostas a um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde de cada participante, serão ferramenta importante na análise da disseminação do coronavírus no Estado do Rio. O aplicativo Dados do Bem foi criado com esse objetivo e, em Macaé, o recolhimento dessas informações já está acontecendo, com indicação de testagem, se for o caso, a ser realizada entre os dias 25 de junho à 24 de julho.


Todos os dados registrados nesse período serão analisados e, caso haja indicação para testagem, a pessoa poderá ser selecionada e, através do próprio aplicativo, receberá um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba. Para participar, mesmo quem não apresenta sintomas, basta baixar o aplicativo, que é gratuito e está disponível para Android e iOS.


O projeto de pesquisa foi desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data. Criada por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta - cedida gratuitamente à Prefeitura de Macaé - fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.


A seleção de algumas pessoas para testagem presencial vai proporcionar amostra populacional para o estudo da propagação da Covid-19. O aplicativo não faz diagnóstico, mas, sim, uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Todos os participantes estarão ajudando no mapeamento da evolução do vírus, mesmo os que não forem direcionados para os testes presenciais.


Em caso positivo para Covid-19, o participante poderá indicar cinco pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo. O anonimato de todos será preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos.


Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Basta acessar a loja de aplicativos do telefone celular e procurar “Dados do Bem”. Também é possível baixar ao clicar nos links abaixo:


Na Play Store, para sistemas Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.brazil.corona_brazil_check ).

Na App Store, para sistemas iOS (https://apps.apple.com/br/app/dados-do-bem/id1507735767 ).


* Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.






5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE