• Jornal Esporte e Saúde

Educação em Macaé forma novos contadores de histórias nesta quarta-feira



Aconteceu nesta quarta-feira (3) o encontro final do curso “A Arte de Contar Histórias”, na Cidade Universitária. A formação significa o “batismo” dos novos contadores, que passaram por 15 encontros, desde março, com aulas ministradas pela professora Margarida Maria Barcelos Souza Olive, uma das contadoras de histórias da rede municipal de ensino, integrante do Grupo HistoriArte, pós-graduação em Africanidade e formada em Português-Literatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).


O módulo procurou despertar o gosto pela leitura e formar professores em contadores de histórias. A professora Margarida utilizou práticas e dinâmicas em grupo com destaque para os pilares corpo, voz, olhar e texto.


“A Arte de Contar Histórias” tem chamado a atenção de professores de vários municípios, como de Vera Lúcia Deps, doutora em Educação, que trouxe seus alunos do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes, para conhecer o curso em encontro realizado, em maio, em Macaé. O objetivo foi conhecer de perto as atividades de linguagens trabalhadas pelo HistoriArte e utilizá-las em sala de aula, num momento de troca de experiências.





Os alunos estavam acompanhados da professora Vera Lúcia Deps, doutora em Educação, que quis saber como são as professoras do Historiarte dentro das salas de aula antes de formarem o grupo e depois dele. Houve dinâmicas e as contadoras da Prefeitura de Macaé falaram do curso “A Arte de Contar Histórias”, que o município oferece a toda a comunidade.


Para receber o diploma, no encontro final, cada professor teve que contar a história que escolheu ao longo do curso. Foram 60 horas presenciais de aulas, ministradas sempre nas tardes de quarta-feira, para professores do 1º ao 5º e do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, Professor Orientador Pedagógico (OP), Professor Orientador (PO) e a Auxiliares de Serviços Escolares (ASE).


O curso foi oferecido, gratuitamente, pelo Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação, que apresenta cursos variados em sua agenda sempre visando à formação continuada dos profissionais da rede e também de pessoas da comunidade interessada nos temas aplicados. Mais informações sobre os cursos e o próprio CFCG estão disponíveis no site do órgão: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


* Comunicação Macaé/Texto: Elis Regina Nuffer/Fotos: Divulgação,








2 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE