• Jornal Esporte e Saúde

Embarcações atuam na dispersão de mancha de 6 km na Bacia de Campos três dias após vazamento de óleo

Mancha ocupava uma área de 30 km quando foi identificada na quarta-feira (2). O vazamento foi contido cerca de 24 horas depois, segundo informou a Petrobras.



Exploração de petróleo na Bacia de Campos — Foto: Reprodução/TV Globo.


Três embarcações atuam na dispersão de uma mancha de 6 km na Bacia de Campos três dias após a identificação de um vazamento de óleo em um dos tanques do FPSO, que fica a aproximadamente 130 km da Costa de Macaé, no Litoral Fluminense.


A mancha foi identificada na quarta-feira (2) e ocupava uma área de 30 km, segundo informou a Petrobras. A empresa informou nesta sexta (4) que a mancha foi reduzida a 80% e que não há possibilidade do óleo chegar ao litoral.


Inicialmente, a Petrobras disse que o volume do vazamento tinha sido de 1,4 m³ de óleo. Nesta sexta (4), a empresa afirmou que após análises e sobrevoo realizado no local, foi aferido que o volume do vazamento foi de cerca de 4,9 m³ de óleo.


A Petrobras disse ainda que o vazamento foi contido cerca de 24 horas depois, ainda na quinta-feira (3).


De acordo com a empresa, o processo de dispersão da mancha está sendo feito mecanicamente através de elementos utilizados na Bacia. Esse processo envolveu o trabalho de nove embarcações desde quarta-feira.


A Petrobras informou que a unidade, afretada pela companhia e operada pela Modec do Brasil, já se encontrava com a produção interrompida desde julho de 2018 para processo de descomissionamento (desativação da unidade).


Ainda de acordo com a Petrobras, os órgãos reguladores foram devidamente informados e uma comissão de investigação irá apurar as causas do incidente em cooperação com a Modec.


O G1 aguarda resposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para saber se houve prejuízo ambiental na área atingida pelo vazamento.

* Por Aline Rickly, G1 — Norte Fluminense e Região.







3 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE