• Jornal Esporte e Saúde

Empresários de Carapebus investem na capacitação de Conselheiros Tutelares


Durante o curso os participantes conheceram o ECA e outros assuntos como: As funções legais do CT, Atribuição do Conselheiro, Ética e Moral e Sistema de Garantia de Direitos, entre outros.



A consultora Vivianni aplicou dinâmicas durante o curso.


Os proprietários da Pousada Ecorrural “Rancho Ouro Preto”, localizada na região rural de Ubás, em Carapebus/RJ, promoveram na sexta-feira (29) e sábado (30), um curso de capacitação aos Conselheiros Tutelares e suplentes eleitos no último pleito. O objetivo foi esclarecer suas reais atribuições. O evento foi extensivo a professores e demais representantes da cidade que lidam direto com a criança e com o adolescente.


Os empresários e a consultora.


Durante os dois dias, a capacitação foi ministrada pela Consultora em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Vivianni Acosta.


De acordo com a palestrante, que delineou temas consistentes acerca do processo pós-eleitoral, os participantes conheceram mais sobre o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e outros assuntos concernentes às suas responsabilidades, tais como: As funções legais do CT; O que é atribuição do Conselheiro Tutelar; Ética e Moral. Acesso à informação; O Sistema de Garantia de Direitos; O Conselho tutelar e outras culturas e nacionalidades, além de conhecerem também sobre o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


- Sinto-me honrada com o convite, para vir aprimorar os conhecimentos sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes aos atores que estão vinculados à sua defesa, promoção e controle. Trata-se de uma formação destinada principalmente, aos Conselheiros Tutelares e suplentes que assumirão em 2020, mas, foi aberto à participação de todos os interessados na causa e envolvidos na garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes –, pontuou.


Os promotores do evento e empresários da área turística, Dona Lourdes e Sr. Abeilard ofereceram ainda, aos participantes o café da manhã, coffee break e almoço. Segundo Dona Lourdes, é preciso que todos possam discutir qual é o papel dos Conselheiros Tutelares no âmbito do Município para que bem preparados possam exercer suas funções.





- Precisávamos retirar as dúvidas da comunidade e empoderar os profissionais presentes para que possam tomar sempre as melhores decisões em relação ao tema, transformando Carapebus em um lugar mais justo para as crianças e adolescentes viverem. Cuidando do público infanto-juvenil estaremos também apoiando suas famílias e, consequentemente, investindo em uma cidade melhor para todos vivermos. Este curso é fruto de uma ação de Responsabilidade Social, exercida pela Pousada Ecorrural Rancho Ouro Preto -, afirmou.


* Lourdes Acosta/Jornalista Profissional/fotos: Divulgação.




10 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE