• Jornal Esporte e Saúde

Empresas apostam na empatia para aprimorar a relação com seus funcionários

Além de monitoramento da saúde, ações para suporte emocional se tornam importantes para período de isolamento e futura volta às atividades




Além das medidas recomendadas pelos órgãos de saúde para a prevenção a COVID-19, como a utilização de equipamentos de proteção, medição de temperatura e testagens no período de pandemia, as empresas têm apostado em uma nova ferramenta para proteção e orientação aos funcionários: o suporte emocional. Esta nova forma de relacionamento tornou possível entender e aprimorar o contato das corporações com seus trabalhadores e se mostrou essencial neste novo contexto organizacional.




O período de isolamento social exigiu que muitos funcionários se reinventassem, estabelecendo uma nova rotina com a logística do trabalho remoto. Outros não tiveram a possibilidade do home office por atuar em áreas essenciais, em que o cuidado deve ser redobrado por conta da pandemia. Um cenário que pode ser um gatilho para a ansiedade e problemas de saúde como dores, sobrepeso e estresse para quem precisa manter suas atividades profissionais, seja em casa ou em rotinas operacionais.


Com isso, muitas empresas que antes promoviam ações para um ambiente saudável em suas dependências, também precisaram, rapidamente, redefinir suas estratégias e recursos para realizar atividades que estão ajudando os funcionários a equilibrar o dia a dia do trabalho com a vida pessoal e os cuidados essenciais para a sua saúde.


A BRK Ambiental, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé e Rio das Ostras, por exemplo, foi uma das empresas que identificou a necessidade de buscar alternativas para que a produtividade de seus funcionários seja a consequência do seu bem-estar e saúde mental. Inclusive, entendo que a rede de apoio também inclui os familiares desses funcionários, a empresa estendeu suas ações


As medidas incluem lives com temas variados, rodas de conversa, além de um programa chamado “Viva Bem”, acessado via telefone, para obter orientações que vão desde psicológicas, de serviço social, jurídicas e financeiras, até orientações nutricionais, de educação física, pedagógica e pet consultoria.


- O momento que estamos vivendo nos desafiou a encontrar soluções inovadoras a fim de alcançarmos os resultados que desejamos. Não só foco na entrega de um serviço de qualidade e eficiente para que a empresa se mantenha forte, mas superando os desafios que vão além e incluem orientação estratégias para acompanhar a saúde mental dos funcionários durante e pós pandemia - explicou a especialista em Saúde Ocupacional da BRK Ambiental, Luana Marinho.


Prevenção - Para garantir a continuidade dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, essenciais para a preservação da saúde da população, os funcionários da BRK Ambiental estão utilizando máscaras e seguindo as demais orientações da Organização Mundial de Saúde.


Além disso, com a necessidade de isolamento social para prevenir o avanço da COVID-19, a concessionária disponibiliza o autoatendimento onde é possível realizar mais de 15 serviços sem o auxílio de atendentes, por meio do site e do aplicativo para smartphones. Em horário comercial, a página da BRK no Facebook (facebook.com/brk.ambiental) também realiza atendimentos.


* Carlos Vinicius Fernandes/Por Assessoria BRK Ambiental/fotos: Divulgação.




0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE