• Jornal Esporte e Saúde

Festival de Cultura leva mais de 100 atrações artísticas a quem está em casa

Isolamento social e espaços culturais fechados motivaram realização de evento online com cachês para os artistas



Fabiana Garcia toca músicas nordestinas/foto: Divulgação.


Durante pouco mais de dois meses, o Festival Sou Cultura em Casa, que chega à última semana, cumpriu o papel de levar entretenimento e arte para quem está em isolamento social. O evento produzido pela Fundação de Cultura do Município reuniu 109 diferentes produções, como apresentações de música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e videoaulas de artesanato, entre outras.


O Festival foi pensando para esse período no qual o Teatro Popular e outros espaços culturais de Rio das Ostras estão fechados devido à prevenção do coronavírus. O “Sou Cultura em Casa” beneficiou o público e também artistas, que receberam um cachê por cada produção selecionada. Todos os vídeos são postados no Facebook da Fundação pelo endereço eletrônico https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/.


- CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


* Quarta-feira, dia 17


16h – Contação de história “Margarida e o Espantalho” – 1ª parte


Os Atores Marcia Aicram e Reynaldo Lisboa, da Cia da Capital, transpuseram a peça "Margarida e o Espantalho" para o formato de contação de histórias. O enredo, que fala de amizade, é cheio de estímulos sonoros e aprendizado.


16h30 – Contação de história “Margarida e o Espantalho” – 2ª parte


Agora que os dois personagens, Margarida e o Espantalho, já são amigos, vão aprender muito juntos, usando a imaginação. Quem ouvir a história também conhecerá um novo amigo. Basta embarcar neste mundo de imaginação com a Cia da Capital.


* Quinta-feira, dia 18


16h – Alongamento em dupla com Yasmin Caetano


Quem está em casa com mais alguém da família nesse período de isolamento, pode fazer alongamento em dupla. A bailarina Yasmin Caetano explica que os exercícios devem ser realizados de duas a três vezes por semana e cada um trabalha uma parte diferente do corpo.


16h30 – Vídeo musical com Paulinho Macieira


Na sua última participação no Festival, Paulinho Macieira se apresenta no formato voz e violão. E a escolha novamente é por um repertório eclético, viajando do Pop ao MPB com grande desenvoltura.


* Sexta-feira, dia 19


16h – Vídeo musical de Thiago Barroso


No formato voz e violão, Thiago Barroso relembra grandes sucessos do repertório sertanejo. Essas composições marcaram a trajetória do músico que tocava em palcos, bares e restaurantes da Cidade.


16h30 – Oficina de Brinquedos com material reciclável


A atriz, palhaça e estudantes de Produção Cultural Marina Petersen conta que aprendeu muito com as apresentações circenses. Um dos aprendizados foi confeccionar brinquedos com material reciclado, conhecimento que repassa agora com essa oficina.


* Sábado, dia 20


16h – Vídeo musical de Rodolpho Mendes


Guitarrista, violonista e cantor, Rodolpho Mendes iniciou sua carreira em 2006. Aluno do curso técnico de música da Onda, ele se despede do Festival Sou Cultura em Casa apresentando composições da MPB.


16h30 – Vídeo musical de Fabiana Garcia


A cearense Fabiana Garcia, radicada na Cidade, trabalha com música há mais de 10 anos. No vídeo, ela mostra parte do projeto


“Florroseiras”, que tem o objetivo divulgar a cultura e as tradições nordestinas.


17h – Introdução à Palhaçaria Brasileira


Marina Petersen trabalhou em diferentes áreas da produção cultural até que conheceu mais de perto o mundo do circo e se tornou palhaça. No vídeo, faz uma breve introdução do contexto histórico da formação da identidade do palhaço brasileiro e apresenta a estimada Palhaça Trambolho.


* Domingo dia 21


16h – Videoaula coletiva de Música


Carioca da zona norte, Júnior Muniz começou a sua vivência musical no gospel. Integrante da Banda Segundo Set Instrumental, nascida em Rio das Ostras, atua como professor e produtor, além de ministrar workshops. Nesse vídeo, ele mostra como é sua experiência como professor de música online.


16h30 – Vídeo musical do Abufela!


O grupo mescla diferentes ritmos brasileiros com funk, rock’n’roll


e letras que vão de temáticas corriqueiras à evocação de raízes afro-brasileiras e ácidas críticas sociais. Parte desse repertório é apresentado pelo grupo, que acaba de lançar o disco “Lá Vem o Medo”.



Marina Petersen fala do palhaço brasileiro e ensina a confeccionar brinquedos/foto: Divulgação.



Thiago Barroso apresenta sucessos sertanejos/foto: Divulgação.


* Secom Rio das Ostras.







1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE