• Jornal Esporte e Saúde

Garis iniciam greve nesta segunda-feira


Trabalhadores da Comlurb querem reajuste de 10% no salário e também no vale alimentação



Garis entraram em greve nesta segunda-feira - Divulgação.


Rio - Os garis da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira. Os trabalhadores querem um reajuste de 10% no salário e também no vale alimentação, pagamento de insalubridade para agentes do preparo de alimentos, auxiliares de serviços gerais e vigias e pagamento do acordo de resultados, que está atrasado desde o ano passado. A Prefeitura do Rio oferece 3,73% de aumento salarial.


Em comunicado, a Comlurb informou que a Justiça do Trabalho determinou que o Sindicato de Asseio do Município do Rio mantenha em atividade um contingente mínimo de 60% do efetivo, o que daria algo em torno de 9 mil garis trabalhando durante a greve. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 60 mil. O início da greve foi determinado durante uma assembléia na última quinta-feira.


No bairro da Glória, Zona Sul do Rio, a coleta foi feita normalmente. A limpeza das vias, entretanto, está afetada. "Eu nunca vi isso aqui tão sujo em uma segunda de manhã. Os garis sempre limpam tudo cedinho, pois domingo tem feira. Hoje eu só vi um trabalhando", disse o porteiro José Francisco Vicente, de 61 anos, ao passar nas proximidades na Praça Paris.


De acordo com o comando da greve, a maior adesão está na Zona Norte, principalmente na Abolição. A categoria afirmou ter tentado negociar o reajuste por dois meses. Uma nova tentativa entre o sindicato e a Comlurb será feita às 10h desta segunda-feira.


Membro da comissão de negociação, Bruno da Rosa acusa dirigentes e superiores de assédio moral. "Estão ameaçando os trabalhadores de aplicar falta a quem aderir à greve. Isso é assédio. Nossa greve é legal. Estamos cumprindo a lei, estamos trabalhando com 60% do efetivo", garantiu.


* O DIA/Por LUIZ PORTILHO.









1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE