• Jornal Esporte e Saúde

Inscrições abertas em Macaé para o II Fórum Municipal de Segurança Escolar



Estão abertas as inscrições para o II Fórum Municipal de Segurança Escolar, que acontecerá dia 22 no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, às 13h . Os interessados devem se cadastrar no site da Prefeitura de Macaé www.macae.rj.gov.br. Ao todo estão sendo oferecidas 200 vagas. O cadastro será encerrado até que todas sejam preenchidas. A programação é voltada para educadores, conselheiros tutelares e profissionais que atuam com a área de segurança escolar.


O objetivo do Fórum é discutir, analisar e implementar as estratégias de combate à violência nas escolas. Participam do encontro representantes de órgãos ligados à área de segurança escolar, Prefeitura de Macaé, integrantes da 123ª Delegacia da Polícia Civil, 32°Batalhão da Polícia Militar, Secretaria de Ordem Pública, Promotoria da Justiça Tutelar e Guarda Civil Municipal, além das cidades vizinhas e áreas de interesse.


O Fórum Municipal de Segurança Escolar contará com palestras como "Bullying no Ambiente Escolar: estratégias para prevenção e enfrentamento do tema", ministrado pela promotora de Justiça Titular da Promotoria Civil e Família de Rio das Ostras, Regiane Cristina Dias Pinto, às 14h.

Já às 14h30 será a vez da palestra "Violência Escolar e Medidas de Prevenção" com o coordenador de Policiamento e Proximidade do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Leonardo Nogueira. Às 15h, o coordenador geral de Apoio Preventivo e Educativo da Guarda Municipal, José Carlos Moreira França, vai apresentar o tema "A segurança escolar em Macaé: prevenir, apoiar e educar".


A programação contará com grupos temáticos e a abordagem "Infraestrutura: ações a serem desenvolvidas para melhorar a segurança nas escolas". O segundo grupo será "Recursos Humanos" com o tema "Análise do RH para melhoria da segurança escolar". O terceiro grupo será "Escola" com o foco "Como melhorar a segurança dentro no entorno da escola?" e "Violência virtual/cyberbullying" com a temática "Como enfrentar a violência virtual?". No final do encontro haverá plenária final.


Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, as escolas contam com o apoio da Guarda Municipal, por meio da Coordenadoria de Apoio Preventivo e Educativo (Cape). "A equipe realiza visitas periódicas nas escolas e quando acionada, atua em casos de conflito. O Cape atua com guardas nas escolas, atividades de patrulhamento, ronda, cuidados com o patrimônio e ações educativas junto à comunidade escolar", pontua.


A educação de Macaé desenvolve mediação de conflitos para incentivar o diálogo através do convívio respeitoso e a formação de comissões e convivência. Além disso, a rede municipal promove o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que atende cerca de 300 alunos das turmas de 5º ano de sete escolas.


* Texto: Joice Trindade - Foto: João Barreto - Arquivo Secom.



5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE