• Jornal Esporte e Saúde

Macaé: Alunos da Alfabetização recebem atividades quinzenais



O programa "Alfa estudo em casa" está distribuindo quinzenalmente atividades online ou impressas para estudantes das turmas de 1º ano de escolaridade de cerca de 40 escolas municipais. A atividade faz parte da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado", que envolve todos os espaços escolares. O programa foi implementado com ações específicas para reforçar vínculos e rotina de estudos com foco na leitura e escrita dos alunos que ingressaram no Ensino Fundamental. A rede municipal conta com 3.160 alunos matriculados no 1º ano.


No Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra) as atividades do "Alfa" são entregues impressas e recolhidas quinzenalmente para 55 alunos. Além do blog educacaonaopara, o Ciep Leonel também está investindo em outras ações pedagógicas com atividades no Google Classroom, ferramenta para orientar os alunos através de vídeos explicativos, entrega de livros didáticos e utilização de redes sociais.


Já na Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamin (Aroeira), os 66 alunos participantes do programa recebem videoaulas com explicações de como serão desenvolvidas as atividades escritas. Nas atividades online são realizadas leitura em cartazes, brincadeiras com as palavras para apoiar no processo de alfabetização, além de atividades coringa, como produção de desenho, conversa em família e dobraduras.


* Incentivo à leitura


A recomendação da Superintendência de Ensino Fundamental para pais e familiares dos estudantes do 1º ano é que continuem incentivando a leitura e oportunizem uma rotina de estudo em casa, com atividades planejadas para que a criança continue o seu processo de apropriação do código alfabético.


"Agradecemos a parceria dos responsáveis, que estão nos ajudando para a realização das atividades. Ainda neste mês, as equipes das escolas vão analisar avaliação feita pelos responsáveis em casa junto aos alunos para conhecer os avanços e as dificuldades, visando planejamentos futuros", observa a superintendente, Balade Aref.


Junto ao programa, também são destaques a apropriação do código alfabético, revisão de atividades para verificar os aspectos do conhecimento do aluno (escrita do próprio nome, escrita espontânea, relação com imagem e compreensão da leitura). O blog www.educacaonaopara.com segue disponibilizando gratuitamente conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios preparados pelos professores da Educação Infantil. Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Pré-Vestibular Social, Cemeaes e Pré-Vestibular Social.


* Jornalista: Joice Trindade/Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.

























6 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE