• Jornal Esporte e Saúde

Macaé: Colégio de Aplicação aborda a "Cultura Digital e Interatividade" em encontro virtual


Colégio de Aplicação/Foto: Rui Porto Filho/reprodução internet.



O Ciclo de Webnários do Colégio de Aplicação (CAp) abordará o tema "Cultura Digital e Interatividade", nesta quarta-feira (23), com palestra ministrada pelo coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Macaé (NTM), Alex Bogado. O evento será das 16h às 17h, em curta duração, via plataforma Google Meet, e faz parte da comemoração pelos 10 anos de criação do CAp.


Bogado adiantou que destacará, no encontro virtual, a cultura digital na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); perfis digitais contemporâneos: nativo, imigrante, colonizador, naturalizado e refugiado digital; panorama do ensino remoto x Ensino a Distância (EaD); contexto brasileiro de acesso à Internet e equipamentos de Tecnologias de Informação e Comunicação; ensino híbrido; interatividade como principal foco de estratégia de trabalho; recursos virtuais para interatividade; e competência para o professor do século XXI.


Com 15 anos de experiência em Tecnologia Educacional, graduado em Letras/Português – Literaturas pela Fafima; Direito (UFF); Mediação Pedagógica (EaD-PUC/RJ); Informática Educativa (Unicarioca); Psicopedagogia Institucional (Castelo Branco); e Administração Escolar (Ucam), Bogado tem muito o que passar de sua experiência profissional para instrumentalizar os professores e demais interessados pelo tema.


* Webnários desde agosto


O CAp vem realizando o Ciclo de Webnários desde fim de agosto com o objetivo de fortalecer o ensino e o debate neste momento de Educação remota devido à pandemia do coronavírus. Entre os temas já abordados estão: "As ferramentas Google", ministrado pelo professor Fernando Portugal, líder do Grupo de Educadores Google (GEG-Macaé); "Desvendando algumas ferramentas", com o professor Paulo Henrique Carvalho; e "As possibilidades do Google Forms", com o professor Thyago Vasconcelos.


O NTM é da Prefeitura de Macaé, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, e oferece cursos gratuitos na área da Educação Digital para milhares de alunos, professores e demais profissionais e cidadãos. O CAp também é da prefeitura, oferece o Ensino Médio gratuito e lidera o ranking do Enem por anos seguidos, tendo sido reconhecido como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do País, em 2018 e 2019, conforme resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O índice de aprovação dos alunos para universidades públicas e privadas é em torno de 60% a 70%.


* Jornalista: Elis Regina Nuffer/Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.


4 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE