• Jornal Esporte e Saúde

Macaé: Com 800 pernoites, Abrigo Noturno prossegue com acolhimento durante pandemia


O abrigo noturno funciona de domingo a domingo, com demanda espontânea, ou seja, basta ir até o local, que abre às 18h, podendo entrar até 20h

Bnner: Reprodução internet


Com a pandemia do coronavírus, o Abrigo Noturno – que no inverno, acolhe a população em situação de rua de Macaé – prossegue com atendimentos contínuos no Hotel de Deus. De 22 de agosto a 12 de outubro, foram contabilizadas 800 pernoites, com atendimento a 85 pessoas (81 homens e quatro mulheres), sendo, aproximadamente, 15 por noite, até recentemente. Em outubro, esse número aumentou para 25 atendimentos.


Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, essa alteração é reflexo da diminuição do auxílio emergencial do governo, devido a Covid-19. Além de proteger do frio, o Abrigo Noturno é uma das medidas de combate ao coronavírus e permanece como um local de apoio à população de rua nesse período.


Das 85 pessoas atendidas, 14 foram remanejadas para a Pousada da Cidadania e uma foi para a Fazenda Esperança, uma comunidade terapêutica para dependentes químicos. Todas as pessoas que chegam ao local fazem o teste de Covid. Desses 85, nenhum apresentou resultado positivo e apenas um foi reagente, mostrando que já teve contato com o vírus, mas já estava curado.


* Abrigo de Inverno


O abrigo noturno funciona de domingo a domingo, com demanda espontânea, ou seja, basta ir até o local, que abre às 18h, podendo entrar até às 20h. A saída é às 7h da manhã do dia seguinte. A rotina de serviço é: higienização das mãos na chegada do abrigo; acomodação dos pertences em uma sala própria; aferição da temperatura; saturação e frequência cardíaca com profissional de enfermagem da secretaria municipal de Saúde; encaminhamento para o banho e fornecimento do jantar.


Pela manhã, a pessoa deixa o local após o desjejum, podendo retornar ao fim do dia. O Abrigo complementa as ações do Centro Pop, onde, durante o dia, a pessoa tem a possibilidade de ir e lavar suas roupas, por exemplo. É o Centro Pop que faz encaminhamento para a Pousada da Cidadania. Atualmente, das 50 vagas oferecidas pela Pousada, 45 estão ocupadas.


O Hotel de Deus fica na Avenida Lacerda Agostinho, 477, Virgem Santa, às margens da Linha Azul. Já o encaminhamento para a Pousada da Cidadania é feito pelo Centro Pop, na Rua José Bruno de Azevedo, 99, próximo ao Terminal Central, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.


* Assistência social na pandemia


Durante a pandemia, o serviço dos assistentes sociais do município não parou. Os profissionais atuam nesses projetos de inclusão social já citados, como o Abrigo Noturno, o Centro Pop (que tem atendido aproximadamente 70 pessoas por dia), a Pousada da Cidadania e abordagens de rua (que já somam mais de 10, nesse período).


* Jornalista: Carla Cardoso\Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.






3 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE