• Jornal Esporte e Saúde

Macaé sai na frente com rede social de geolocalização



A Prefeitura de Macaé saiu na frente ao implantar uma rede social de geolocalização, criada para mapear os grupos sociais da cidade. O Orbis, em Macaé no link https://www.orbis.to/c/macae, agora está também nos sites das Prefeituras de Duque de Caxias, Rio das Ostras e Búzios. A expansão deste tipo de mapa social mostra uma tendência atual de conexão de pessoas ou organizações. Em 2018, por exemplo, as redes sociais ganharam 8 milhões de novos usuários brasileiros, um acréscimo de 7% em relação ao período anterior.


"Macaé é pioneira, todos os municípios gostam porque o aplicativo é gratuito e existe o mapeamento social", destacou o criador do Orbis, Felipe Pires. Os usuários têm a opção de criar e escolher grupos, fazer check in marcando o local com o símbolo do grupo. Por exemplo: pessoas que gostam de andar de patins podem se conectar com o mapa social. O mapa web disponível no portal da prefeitura é a visão do conteúdo do aplicativo, mas não pode ser alterado. Para o usuário participar do mapa social, tem que baixar o Orbis gratuito no celular.


O Orbis é um dos ganhadores do Programa Startup Macaé, que visa apoiar e promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivando a cultura tecnológica no município.


Fisicamente, o Startup Macaé está localizado na Avenida Nossa Senhora da Glória, 2.975, no bairro Cavaleiros e é desenvolvido em parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A iniciativa da prefeitura vai ao encontro da tendência mundial de conectar pessoas. O relatório “Digital in 2018: The Americas” apontou que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. O Orbis está disponível para IOS e Android.


* Comunicação Macaé/Texto: Janira Braga/Foto: Print Screen.









5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE