• Jornal Esporte e Saúde

Manifestações na pele notadas por pacientes com Covid-19




Divulgação.


Um estudo realizado por médicos e pesquisadores da Academia Espanhola de Dermatologia e Doenças Venéreas aponta que manifestações na pele podem ser sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Os médicos relataram pacientes com erupções similares a geladuras nos pés e nas urticariformes, erupções máculo-populares e livedo-reticularis (necrose por obstrução vascular). As alterações cutâneas devem servir de alerta, mas a ida ao hospital é necessária apenas em casos de problemas respiratórios relacionados à Covid-19.

A pesquisa aponta que algumas das manifestações são comuns e podem ter diversas causas. Por isso,os médicos devem ser cuidadosos ao tentarem diagnosticar um paciente com coronavírus a partir de sintomas na pele.


Dedos de covid- As inflamações na pele possuem um tom rosado, podendo evoluir para roxo. A pele pode adquirir um aspecto rachado (semelhante a frieiras) e com bolhas também. O sintoma costuma desaparecer sem tratamento depois de algumas semanas.


Erupções vesiculares- Encontradas em 9% dos casos, mais frequentes em pacientes de meia idade, associados a diagnósticos de gravidade intermediária.


Lesões urticariformes- Elas consistem em áreas de pele rosa ou branca, semelhantes a erupções cutâneas de urtiga, que geralmente causam coceira.


Erupções máculo-papulares- Maculopápulas são pequenas, achatadas e elevadas protuberâncias vermelhas.


Livedo-reticularis ou necrose por obstrução vascular- Presente em 6% dos casos, Livedo é uma condição em que a circulação nos vasos sanguíneos da pele é prejudicada.


Segundo o Dermatologista Tiago Silveira membro da SBD, “as lesões de pele causadas pela covid 19 na grande pode parecer antes ou depois dos sintomas respiratórios da doença. A dica é se tiver alguma lesão na pele mais alguma achado para covid, procure um dermatologista e faça a avaliação o mais rápido possível”. Conclui


- Dr. Tiago Silveira –Concluiu a graduação em Medicina pela Universidade do Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2008 e residência médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Obteve Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e MEC.Exerce ainda atividade profissional em clínicas dermatológicas privadas. É participante ativo, além apresentador de aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas.


Covid-19 pode gerar lesões na pele: Parte 1/2/3


https://www.instagram.com/p/CAu7bwuHCJ7/


https://www.instagram.com/p/CA0Z-OHnoI3/


https://www.instagram.com/p/CA3kzVZnKgn/


* Douglas Arantes/Assessor de Imprensa.







22 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE