• Jornal Esporte e Saúde

Mentes em Ação discute o Autismo na Cidade Universitária

Autismo é o tema do próximo filme “Farol das Orcas”, que será exibido e discutido pela equipe do projeto “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema”, na segunda-feira (1º de julho), das 17h30 às 21h30, no auditório do bloco B, da Cidade Universitária. Destinado aos profissionais da Educação, Saúde e pessoas da comunidade interessadas pelo tema, a entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) no seguinte link: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/mentes-em-acao.


O projeto é realizado uma vez por mês, sempre numa segunda-feira, e discutindo uma temática diferente. Desta vez, será apresentado o quadro complexo do autismo, as dúvidas, do que realmente se trata, como as pessoas podem contribuir, quais as suas causas, a melhor forma de tratamento. Essas e outras questões que envolvem o autismo serão levadas a debate, logo após a exibição do filme, promovendo a reflexão sobre o tema a partir da interpretação dos personagens.


O debatedor será o professor e médico psiquiatra Joel Tavares Rodrigues, com a professora Karla Santacruz e David Richer e Maria Carolina Faria da Costa. Joelson é doutor em Psicologia, professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – campus Macaé, coordenador do grupo de pesquisa “Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica”.


“Mentes em Ação” tem modalidade presencial com quatro horas de duração incluindo o filme e o debate. A agenda do segundo semestre deste ano, de agosto a novembro, ainda será divulgada, mas permanecerá numa segunda-feira e com um total de 20 horas de formação continuada.


O projeto acontece em parceria da UFRJ com a Prefeitura de Macaé, por meio do CFCG, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação. Este ano, de março até junho, foram trabalhadas as temáticas de outros quatro filmes: “O Extraordinário”, em março, falando sobre a escola que pode ser espaço de integração, mas também se constituir em local de humilhação e intolerância; “Precisamos Falar sobre Kevin”, em abril, sobre diagnósticos complexos, como o transtorno de comportamento e de personalidade antissocial; “Amor”, em maio, retratando o envelhecimento, a morte, a eutanásia e, naturalmente, o amor; e, em junho, “Medianeras – Buenos Aires na era do amor virtual”, discutindo a solidão, relações afetivas mediadas pelo computador, medos, tristezas e fobias.



Cidade Universitária - Foto: João Barreto.


A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


* Comunicação Macaé/Jornalista: Elis Regina Nuffer.




4 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE