• Jornal Esporte e Saúde

Morador de Macaé participa de minidocumentário sobre benefícios do saneamento

Em comemoração aos seus dois anos de atuação em Macaé e Rio das Ostras, completados em 25 de abril, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, lança uma série de minidocumentários que mostra o poder de transformação do saneamento básico. E um personagem local é um dos protagonistas da série: Vilmar Ferreira da Silva, caseiro do sítio São Silvestre, em Macaé.



Sr. Vilmar Ferreira da Silva - foto: Divulgação.


A série, produzida pela OKE Studio, está disponível no endereço brkambiental.com.br/transformacao e mostra como o acesso ao tratamento de água e esgoto ajuda a reescrever a história de pessoas Brasil afora. Com base em questões relacionadas à saúde, educação, geração de emprego e renda, meio ambiente e esporte, os filmes relatam as histórias de moradores das cidades de Macaé (RJ), Paço do Lumiar (MA), Natividade (TO), Xinguara (PA) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).


Os vídeos apresentam narrativas marcantes, todas de pessoas que vivenciaram grandes mudanças após a chegada do saneamento básico. No caso de Vilmar Ferreira da Silva, o sítio São Silvestre, onde é caseiro, sempre foi muito bem cuidado por ele. Localizado a 7 Km do Centro de Macaé, o local abriga a nascente do Canal do Mulambo e um lago que estava sendo ameaçado por vizinhos que despejavam esgoto ali. Pesquisadores da UFRJ previam que, se nada mudasse, em 90 anos a lagoa local se tornaria um brejo. Porém, com a chegada da BRK Ambiental na cidade, os danos ambientais foram contidos e a qualidade de vida foi garantida.


Contribuir com a preservação dos recursos naturais e a melhoria da saúde e qualidade de vida dos moradores por meio da sua atuação tem sido o maior desafio da BRK Ambiental. Atualmente, a concessionária coleta e trata mensalmente 120 milhões de litros de esgoto de 14 bairros de Macaé. Já em Rio das Ostras são 155 milhões de litros de esgoto tratados antes de voltar ao meio ambiente por meio do emissário submarino.


E os desafios se renovam em 2019. Em Macaé, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP), a BRK Ambiental e Prefeitura Municipal vão aumentar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto com a realização de obras em mais oito bairros: Imbetiba, Centro, Nova Macaé, Cancela Preta, Jardim Vitória, Jardim Santo Antônio, Vale Encantado e Praia Campista, além do Subsistema Lagomar, hoje administrado pelo poder público, que passará a ser operado pela empresa.


Já em Rio das Ostras, onde a BRK Ambiental está presente desde 2007 realizando a operação e manutenção do sistema de coleta e tratamento de esgoto, a previsão é de investimentos em manutenção de rede, de estações elevatórias e da estação de tratamento do Marilea, além de outras ações para o aumento da cobertura do sistema de esgoto na cidade.


- Atualmente, 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao tratamento de esgoto, o que ocasiona problemas graves de saúde na população, além de prejudicar diversos outros aspectos socioeconômicos. E a história do Sr. Vilmar nos estimula a continuar levando saneamento básico para quem não tem acesso a este serviço essencial, transformando a vida das pessoas – pontua Sérgio Trentini, diretor da BRK Ambiental Macaé/Rio das Ostras.


Legado Socioambiental


Muito além dos números dos serviços prestados em Macaé e Rio das Ostras, a BRK Ambiental também pretende ampliar o alcance de suas ações sociais. Em 2018 foram quase 4.650 atendidos pelas diversas ações realizadas (“Colorindo o Futuro”, “Portas Abertas”, “Geração Ambiental”, “Gotas de Futuro”, e a peça de teatro “A Arte da Vida”). Um crescimento acentuado com relação a 2017, primeiro ano da BRK nos dois municípios, quando foram atendidas mais de 1.600 pessoas (“Portas Abertas”, “Colorindo o Futuro”, “Vilões do Esgoto” e Módulo de Educação Ambiental com plantio de mudas).


E a meta é ampliar ainda mais esses números em 2019, já que, além dos projetos que já fazem parte do calendário anual da empresa, outros que ainda não foram realizados na região acontecerão nas duas cidades, assim como ações e campanhas de conscientização.


Sobre a BRK Ambiental


A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento básico do Brasil e faz parte da Brookfield, grupo canadense que opera no país desde 1899. Presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas, há dois anos a empresa está presente em Macaé e Rio das Ostras, municípios que, somados, têm quase 400 mil habitantes.


* Carlos Vinicius Fernandes Alves/Por Assessoria BRK Ambiental.



Rio das Ostras - Foto: Divulgação.



Lagoa Imboassica - foto: Divulgação.



Sr. Vilmar Ferreira da Silva - foto: Divulgação.



9 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE