• Jornal Esporte e Saúde

Município de Rio das Ostras informatiza atendimento no Pronto-Socorro


Unidade já conta com novo Sistema Integrado de Gestão da Saúde



Informatização Pronto Socorro-30 01 19 Maurício Rocha - Agora atendentes do Pronto Socorro não precisam mais escrever cadastros.


Rio das Ostras vem investindo em melhorias na tecnologia de internet e fibra óptica para interligar a rede de dados da Prefeitura. Depois da Farmácia Municipal, agora chegou a vez do Pronto-Socorro ser informatizado. O atendimento na unidade já conta com o novo Sistema Integrado de Gestão da Saúde. O principal objetivo é dar mais agilidade ao acesso e processamento das informações entre as unidades de saúde do Município.


A implantação do sistema é feita pela equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, que foi montada para gerir esse trabalho na cidade. Segundo um dos coordenadores do Pronto-Socorro, Matheus Henrique da Costa, o novo sistema representa um controle mais efetivo, tanto da unidade quanto das visitas, logística, insumos e, principalmente, do faturamento. Ele ressaltou que este é o primeiro passo para a implantação do Prontuário Eletrônico.


“Os desafios são grandes, mas o empenho e a vontade de oferecer um melhor atendimento para a população também são fortes. A informatização do banco de dados é uma ferramenta importante para integração das unidades. Com esse sistema teremos, por exemplo, um aumento de 40% do faturamento em relação ao SUS. Nossa meta é que até o final do primeiro semestre 100% das unidades estejam informatizadas e integradas”, destacou o coordenador.


Para a atendente Sandra Helena Cabral, que trabalha há 16 anos no Pronto-Socorro, o sistema está agilizando bastante seu trabalho. “Recebemos um público grande todos os dias e escrever cada cadastro era muito cansativo. Com o sistema, o atendimento fica bem mais rápido. Agora, em um minuto já tenho um cadastro pronto”, comentou. O morador de Nova Cidade, Abel Jerônimo Rodrigues Junior, que foi atendido por ela, acrescentou: “O atendimento está mais ágil e acho que o caminho é esse. O Sistema de Saúde deve estar unificado”.


Ainda de acordo com o coordenador Matheus Henrique, o Pronto-Socorro tem uma média de atendimento de 350 a 400 pessoas por dia. Além disso, ele afirma que a próxima unidade a receber o sistema será o Hospital Municipal. A previsão é de 30 dias.



* Secom Rio das Ostras.





0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE