• Jornal Esporte e Saúde

Oficina de Haikai no museu de Macaé será nesta quarta



Poesia para aguçar a sensibilidade, a observação e a criatividade sobre tudo o que nos cerca ou experimentamos será a temática do terceiro ‘Café Literário’ de 2019. A Secretaria de Cultura vai oferecer, no Solar dos Mello – Museu da Cidade de Macaé, nesta quarta-feira (29), das 19h às 21h, outra edição da Oficina de Haikai 2019 com o produtor cultural e poeta, Gerson Dudus. O interesse para participar da primeira, em março, foi grande. Por isso, aqueles que não conseguiram vaga na anterior, terão mais uma oportunidade.

A primeira oficina lotou o auditório Presidente Washington Luís, com capacidade máxima para 45 assentos. A edição deste mês vai acontecer no pátio do Solar, podendo agregar mais pessoas. Todos os concluintes da oficina receberão certificado de participação. O professor Gerson Dudus é Mestre em Comunicação e Cultura e coordenador do grupo de poetas para incentivo à leitura, à produção e à fruição da poesia, ‘Língua do P’ de Macaé. Há quarenta anos atuando com este gênero literário e há mais de dez, ministrando cursos, Dudus prepara um curso mensal de poesia, junto à Secretaria de Cultura, que vai acontecer pela primeira vez no museu.

"O edital do processo seletivo para o ‘I Curso Livre de Poesia no Museu da Secretaria de Cultura de Macaé/2019’ já está pronto e, em breve, será divulgado no Portal da prefeitura. O objetivo é nos aprofundarmos mais neste gênero literário, com uma carga horária maior, distribuída em encontros semanais. Pretendemos visitar poemas contemporâneos e conhecer novas concepções e formas de poesia", disse Dudus.

Assim como a oficina de haikai, o curso livre e sua certificação serão gratuitos. Para a oficina, não há necessidade de inscrição antecipada. Entretanto, o edital a ser divulgado descreverá os critérios para a seleção de 30 interessados. Poderão se inscrever no curso livre candidatos com escolaridade a partir do 1º ano do Ensino Médio. O curso terá duração de um mês, com 2 horas e meia de aula semanal, a cada sexta-feira, das 18h às 20h30. A carga horária total do curso será de 10h/aulas.

Haikai


Um poema de origem japonesa, composto por apenas três linhas, que busca registrar, como em uma fotografia, uma sensação, imagem mental, ou ideia. A natureza é uma das principais inspirações para o haikai. Esta arte propõe uma observação ampla e depois um olhar mais detalhado, até a captura do resumo do conceito. A raiz deste estilo de poema é a trajetória criativa filosófica de monges zen budistas.

O ‘Café Literário’ acontece às últimas quartas-feiras de cada mês, no museu da cidade, rua Conde de Araruama, 248, no Centro.


* Comunicação Macaé/Jornalista: Andréa Lisboa/Foto: Bruno Campos.



1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE