• Jornal Esporte e Saúde

Parceria Educação, Sesi e Petrobras capacita professores

Com a finalidade de reforçar as atividades ministradas nas escolas atendidas pelo Projeto Centro de Esporte e Educação Macaé, professores da rede municipal, representantes da Secretaria de Educação e profissionais do Sesi/Firjan participaram da formação "Metodologia Sesi Matemática". O encontro foi ministrado, nesta sexta-feira (22), na sede do Sesi- Macaé com envolvidos do projeto.




Oitenta e cinco alunos do Colégio Municipal Paulo Freire (Lagomar) e Ciep Municipal Oscar Cordeiro (Aeroporto) fazem parte das atividades desenvolvidas, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação, Petrobras e Sesi/Firjan. Macaé é a única cidade da região a receber a iniciativa que se estende até 2020.


São oferecidas atividades gratuitas de reforço escolar, no contraturno, para 60 alunos do Colégio Paulo Freire, na faixa de 7 a 12 anos, e 25 do Ciep Oscar Cordeiro, com idade de 12 a 14 anos, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Em paralelo, são ministradas atividades lúdicas esportivas (jogos cooperativos, voleibol, basquete) artes (musicalização, teatro, dança, canto) e educação ambiental. Também acontecem ações voltadas para o desenvolvimento humano, como palestras, dinâmicas e jogos com os estudantes participantes e familiares. O projeto acontece de segunda a sexta-feira , das 9h às 12h e das 13h às 17h.


O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho escolar, oferecendo também ações socioesportivas, vivências culturais e interação família/comunidade. Outra finalidade é atender os moradores das proximidades da escola com palestras e oficinas. As próximas atividades do projeto vão acontecer no Dia da Família na Escola, 16 de março, no Colégio Municipal Paulo Freire e, 23 de março, no Oscar Cordeiro, das 9h às 13h. Estão previstas ações como dinâmicas, jogos, oficinas, palestras.


De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a parceria é mais uma possibilidade de contribuir com o processo de ensino e reforçar o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico . "A educação de Macaé foi contemplada com o projeto, também voltado para as políticas públicas de Educação", ressaltou.


Formação- A capacitação desta sexta-feira foi ministrada pelo coordenador da Divisão de Conteúdo da Educação Básica da Firjan, Vinicius Mano, que apresentou questões voltadas para o reforço das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física. Satisfeito com o projeto, o diretor do Ciep Municipal Oscar Cordeiro, Rodrigo Pessanha, destacou que esta é mais uma forma de contribuir com o ensino dos alunos, que têm dificuldades e envolvê-los em tempo integral na escola. "Com certeza, este projeto vai gerar resultados positivos para os integrantes do projeto", pontua.


Projeto - O projeto que funciona em Duque de Caxias, e desde 2018 em Macaé conta com participantes, que foram divididos por idade/ano de escolaridade e territórios de situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Sesi/Firjan assinou o contrato com a Petrobras no dia 11 de julho passado para iniciar o projeto em Macaé.


* Comunicação Macaé/Jornalista: Joice Trindade/Fotos: Guga Malheiros.








4 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE