• Jornal Esporte e Saúde

Posto 1, nos Cavaleiros, recebe em Macaé sistema sonoro para alertar banhistas



O Posto 1, da Praia dos Cavaleiros, recebeu sistema sonoro para alertar banhistas sobre as condições de segurança do local. O sistema foi implantado pelo 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Macaé. O objetivo é informar aos frequentadores quando o mar estiver em ressaca, correnteza ou quando a pessoa ultrapassar o limite da extensão permitido no mar.


"O alto-falante emite várias mensagens. O local da instalação foi escolhido estrategicamente, tendo em vista a concentração de banhistas e a presença de pedras. Muitas pessoas procuram esta área para admirar o pôr do sol no fim de tarde, e consequentemente, o mar pode estar revolto", explica o comandante da unidade, tenente-coronel Luiz Fernando Shinkado.


A orientação da corporação é que as pessoas respeitem a sinalização e não se excedam em bebidas alcoólicas, por exemplo. "O projeto é piloto no estado e, nessas duas semanas de funcionamento, a avaliação é bem positiva. Estamos aprimorando a utilização e a ideia é expandir o uso em outros postos", relata o comandante.


Shinkado alerta, ainda, que as pessoas devem evitar locais e áreas sem supervisão dos guarda-vidas, conversar com os profissionais de salvamento e obedecer a mensagem sonora do equipamento. Permanecer na água com altura da cintura é também considerado perigoso.




"Evitar regiões de difícil acesso como superfícies rochosas também faz parte das orientações, pois podem estar escorregadias", reforçou o oficial.


* Comunicação Macaé/equipe Secom com Assessoria do 9º GBM de Macaé/fotos: Assessoria 9º GBM de Macaé.





2 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE