• Jornal Esporte e Saúde

Prefeitura de Macaé inaugura espaço para idosos




A costureira Sebastiana Ribeiro, de 76 anos, já sabe o que vai procurar no Hotel de Deus, voltado para a proteção ao idoso e inaugurado nesta terça-feira (17) pelo prefeito Dr Aluizio, na Linha Azul, Virgem Santa. "Vou fazer artesanato, canto, fisioterapia e visitar os médicos", enumerou a moradora da Aroeira. No Hotel de Deus funcionarão três equipamentos públicos principais: o Centro Dia para Idosos, os consultórios médicos e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).




"Esse hotel é feito para cada pessoa que tem mais de 60 anos, para tomar café, ir ao médico, fazer consulta com ginecologista, geriatra, ortopedista. Esse projeto também é feito para quem tem mais de 60 anos e não tem onde morar. É um espaço de proteção, de cuidado, de carinho, respeito, para ser acolhedor, humano, para que se possa ter o compromisso de ser feliz e fazer com que a população acima de 60 anos tenha espaço", definiu o prefeito.





A artista Isamara Martins, de 64 anos, apresentou um Ode de Natal na inauguração e elogiou o hotel. "É muito importante que Macaé ofereça tudo isso para o idoso", destacou. Os integrantes da Guarda Sênior, Célio Borges e Waldecir Aguiar já sabem que o comando da corporação passará a ter sua sede no Hotel de Deus e comemoraram o novo espaço.





"O Hotel de Deus veio favorecer centenas de famílias e traz uma nova esperança para os idosos", assinalou Waldecir. As membras da Guarda Sênior, Teresinha Martins, de 68 anos; Cleuva Aparecida, de 64 anos e Ana Maria Anunciada, de 72 anos, classificaram o Hotel de Deus como um espaço de lazer, convivência e aprendizado para a terceira idade.


Hotel de Deus tem serviços distintos 24 horas




De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Janine Martins, no hotel funcionarão vários setores integrados no cuidado ao idoso. Os consultórios de atenção à saúde funcionarão de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com especialidades como geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.




A secretária informou que o Centro Dia para Idosos é um local de convivência voltado para idosos que até então passam o dia dentro de casa, mas que têm família e não precisam dormir fora. "Então ele vem para o Hotel de Deus de manhã, para oportunizar que a família vá para o trabalho, saia do trabalho e busque seu idoso", citou.




O Centro Dia funcionará das 7 às 19 horas e promoverá diversas atividades como ginástica, aula de canto, de artesanato, pintura, espaço de convivência com sala de jogos, de televisão e de leitura. "Neste caso conseguimos fazer a proteção deste idoso que muitas vezes está sozinho em casa e não lembra de tomar seu remédio, esquece o ferro de passar roupa ligado. Haverá um grupo cuidando deste idoso aqui dentro", ressaltou.




Já a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) vai funcionar 24 horas com dormitórios para idosos em situação de vulnerabilidade, que não têm família ou os parentes não querem cuidar. A visitação é à tarde e aos sábados e domingos. Serão servidas seis refeições diárias. "Estamos com capacidade de 15 atualmente, podendo expandir para até 50 de acordo com a necessidade. Esse idoso passa a ficar no Hotel e ter todas as atividades que os idosos do Centro Dia têm, em uma integração", frisou.




A Educação vai implantar o projeto Analfabetismo Zero no Hotel de Deus; a Secretaria de Cultura vai promover oficinas e o curso de cuidador de idoso do Cetep vai realizar as aulas práticas no local. Na inauguração houve apresentação do coral da Casa da Convivência da Secretaria de Saúde, da Orquestra Popular da secretaria de Cultura e auto de Natal do Centro de Convivência do idoso.




Segundo Janine, o público do Hotel de Deus é voltado para o idoso que mora em Macaé e está em situação de vulnerabilidade, com famílias de renda baixa. O processo de seleção passa pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e o Centro Dia. O Hotel de Deus fica à margem da Linha Azul, na Virgem Santa, próximo ao Senai de Macaé.


* Texto: Janira Braga/Foto: Rui Porto Filho/Comunicação Macaé.





5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE