• Jornal Esporte e Saúde

Rio das Ostras celebra Dia Mundial da Alimentação com dica para idosos


Idosos aprendem sobre alimentação saudável. Foto Maurício Rocha.


Em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Em Rio das Ostras a data foi marcada com a realização de workshops com a participação de cerca de 80 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Prefeitura nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras. O evento aconteceu na manhã desta quinta, 16, no Parque da Cidade, em Nova Cidade.


Durante os workshops, os idosos puderam aprender a preparar porções de refeições saudáveis, in natura, e com baixo custo para o dia a dia. Também fizeram a comparação nutricional entre alimentos produzidos com ingredientes funcionais, como chia, linhaça e quinoa, que inibem as chances de desenvolver doenças crônicas como o câncer e a diabetes, com os fast food.


Em outra apresentação, os participantes conheceram os malefícios dos produtos ultra processados para o organismo humano, que trazem sabores e texturas artificiais. Os workshops aconteceram por meio de demonstrações com alimentos e bebidas reais.



Dia Mundical de Alimentação CRAS Central 16 110 19 Mauricio Rocha (16)


“Nosso objetivo é despertar nos idosos o prazer de comer saudável, desenvolver hábitos alimentares corretos, aplicar a redução alimentar em pessoas com sobrepeso e aquelas que desejam manter o peso. Sem esquecer de passar conhecimento sobre alimentos funcionais que podem modificar a saúde de quem os utiliza”, contou a nutricionista Ana Lucia Ferreira da Silva.



Izabel de Souza gostou da ideia para cuidar melhor da diabetes. foto Maurício Rocha


As oficinas deram a chance aos idosos de aprender a controlar doenças crônicas por meio da alimentação saudável. “Tenho pressão alta e gostei muito de aprender sobre a medida de porções de alimentos. Isso vai me ajudar a não ganhar mais peso, porque não quero ter dificuldade para andar”, disse Isabel de Souza.



Edson Nóbegra elogiou o evento e viu a oportunidade de cuidar da pressão alta. Foto Maurício Rocha.


Edson Nóbrega convive com diabetes e também elogiou o evento. “Eu já tenho uma alimentação balanceada por causa da pressão alta e diabetes. Frequento os eventos daqui

há 10 anos e é sempre muito bom aprender sobre quais frutas e outros alimentos saudáveis posso comer”, contou.



Nutricionista ministrou oficinas durante evento do Dia Mundial da Alimentação. Foto Maurício Rocha.


DATA – O Dia Mundial da Alimentação é comemorado desde 1981 e é atualmente celebrado em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião

pública sobre questões relativas à nutrição, alimentação e a problemática da fome.


Esta data corresponde também à fundação da FAO - Food and Agriculture Organization - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.




* Secom Rio das Ostras.


1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE