• Jornal Esporte e Saúde

Rio das Ostras celebra Dia Nacional da Consciência Negra com evento “Brasil Africano e suas etnias”


Os alunos também puderam criar um painel com tinta spray com o artista plástico Júnior Pou Foto Mauricio Rocha.


Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, a Escola Municipal Cidade Praiana, em Rio das Ostras, promoveu o evento “Brasil Africano e suas etnias”. Na programação, atrações culturais e oficinas para os alunos, integrando várias disciplinas da instituição.


Segundo o diretor da Escola Municipal, Marcio Peres, o evento aborda importância de como conviver com manifestações diferentes e variadas. “Estamos desenvolvendo teatro e oficinas e também abrindo espaço para todos os estilos musicais, com ritmos bem diferenciados. A ideia durante todo o trimestre foi essa. Trabalhamos com os estudantes em sala de aula sobre esses temas. Eles estão adorando e aprendendo a conviver com as diferenças”, ressaltou.


William dos Santos, estudante do oitavo ano da Escola Municipal Cidade Praiana, destacou a importância da celebração. “Fui convidado para contar algumas histórias e lendas africanas. E também toquei na percussão e cantei algumas músicas para meus colegas e professores”, contou.


Tamires Graça, aluna do oitavo ano, também participou do teatro. “Este evento é muito valioso. Fiz uma apresentação de teatro para conscientizar sobre a mulher do século XVIII. Como ela era tratada pela sociedade e como pensava e se vestia. Aprendi muito com esta participação. Neste dia, é uma oportunidade de os alunos se conherecem melhor”, completou.


Na programação, atrações culturais e oficinas para os alunos, integrando várias disciplinas Foto Mauricio Rocha


ATIVIDADES - Na manhã desta terça, a escritora e historiadora Renata Lira participou de um debate com os estudantes na Sala de Leitura da Escola. “Hoje estou aqui para saber o que os alunos acham do meu livro “Quilombo na Serra do Mar”, lançado em novembro de 2018. Estudantes do oitavo e nono ano fizeram diversas perguntas sobre a obra. É gratificante ouvir como o livro os impactou”, destacou.


A escritora e historiadora Renata Lira participou de um debate com os estudantes na Sala de Leitura Foto Mauricio Rocha


De tarde, além das atrações musicais e oficinas, os alunos também puderam criar um painel com tinta spray com o artista plástico Júnior Pou, retratando o que desejam para o futuro, livre de preconceitos e da intolerância.


DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - A O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.


A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares em 1695. A data é considerada importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, aborda questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.


* Secom Rio das Ostras.



0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE