• Jornal Esporte e Saúde

Rio das Ostras promove palestras e oficinas na Semana de Ciência e Tecnologia



Evento nacional terá programação em Rio das Ostras_Reprodução.


Palestras e oficinas gratuitas fazem parte da programação local da 16 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras em sua sede, na Extensão do Bosque. Serão dois dias de atividades, na terça e quarta, dias 22 e 23, que começam às 8h30 e se estendem até às 18h30. Além de alunos e professores, todos os interessados nos temas podem participar do evento.


Um dos palestrantes é o professor e pesquisador José Manuel Moran, que tem vários livros publicados. Moran vai falar sobre “Metodologias ativas e tecnologias para uma aprendizagem por competências” na quarta-feira, 23, às 17 horas. Outros especialistas convidados abordam temas como a utilização dos vídeos e canais do youtube para o aprendizado, a escola criativa e a Educação Maker, que leva os alunos a colocar a mão na massa para construir soluções coletivas de protótipos.


Diferentes oficinas também fazem parte da programação local da Semana de Ciência e Tecnologia. Construção de protótipos com sucatas, criação de games, programação em robótica e desenvolvimento de circuito com o auxílio da arte (paper circuit) estão entre os temas tratados. Confira a programação completa no link https://www.riodasostras.rj.gov.br/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/


“Durante os dois dias de atividades em Rio das Ostras, vamos abordar a linguagem de programação, a prototipagem e o processo de educação maker. Com isso poderemos mostrar algumas soluções coletivas, que contemplam a sustentabilidade e a economia criativa, voltadas para o crescimento de todos e o desenvolvimento de uma cidade inteligente”, explica Luemy Ávila, coordenadora de robótica da Rede Municipal de Ensino.


A tecnologia faz parte do cotidiano dos alunos das escolas municipais, que participam também de atividades de robótica. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de divulgar e expandir essas ações. “O evento promove a conscientizando sobre o valor dessas áreas como ferramentas inovadoras da aprendizagem significava”, completa Luemy.


O endereço da Sercretaria de Educação, Esporte e Lazer é Rua Guanabara, 3603, Extensão do Bosque.


CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a 16 ª SNCT tem a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações. A Semana Nacional este ano será da próxima segunda, 21, até domingo, 27.


Devido a sua transversalidade, o tema escolhido possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Bioeconomia é o conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis.


O documento Agenda 2030 nasceu a partir de uma reunião realizada em 2015 na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU). Durante o encontro, foi estabelecido um plano de ação até 2030 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.


* Secom Rio das Ostras




1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE