• Jornal Esporte e Saúde

Sarampo: vacina disponível em todas as unidades de saúde em Macaé

A Secretaria de Saúde de Macaé alerta a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, sendo essa a única medida preventiva e segura contra o sarampo. No município, a tríplice viral, que previne contra a caxumba, sarampo e rubéola, está disponível nas Unidades de Saúde, durante todo o ano. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.




A Prefeitura de Macaé realizou, em 2018, uma série de ações com o intuito de incentivar e conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da imunização. Somente no ano passado, 14.423 mil crianças, entre 1 e 4 anos, foram vacinadas. Esse número superou o estipulado, que era de 13.251 mil crianças. A expectativa é que, em 2019, Macaé permaneça sem apresentar casos da doença.




A gerente do Programa Municipal de Imunização, Luciana Santos, lembra que o esquema da vacina triviral é feita em duas doses. A primeira, aos 12 meses, e a segunda, aos 15 meses de idade. Em adultos até 29 anos, o Ministério da Saúde preconiza duas doses e, dos 30 aos 49 anos, o indicado é que seja ministrada dose única.


“É importante apresentar a caderneta de vacinação para que o profissional faça a avaliação. O adulto que tomou as duas doses quando criança, não precisa repetir. Mas, para aqueles que não possuem o cartão e não sabem se foram imunizados, é indicado procurar um Posto de Saúde", frisou.




Depois de receber o certificado de eliminação do sarampo da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), em 2016, o país voltou a ter registros da doença. Somente nesta última semana, foram confirmados três casos de doença na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.


Sarampo - O sarampo é uma doença infecciosa com erupções na pele aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento da lesão até quatro dias após.


* Comunicação Macaé/Jornalista: Julie Silveira/Fotos: Mauricio Porão.




3 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE