• Jornal Esporte e Saúde

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO, LUCAS ESTEVES ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO OUTUBRO ROSA

Idealizado nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e da intensificação dos cuidados com si mesmas além de alertar para os perigos do Câncer de Mama. No município de Trajano de Moraes, o Secretário Municipal de Saúde – Lucas Esteves pretende reforçar a pedido do prefeito Rodrigo Viana, realizar ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama no município, durante esse mês.



SECRETARIO MUNICIPAL DE SAUDE LUCAS ESTEVES - TRAJANO - ASCOM DOUGLAS SMMITHY .


De acordo com ele, as atividades devem acontecem nas Unidades de Saúde, assim como nos serviços especializados, através de palestras, rodas de conversa, estímulo ao autoexame e à mamografia. “É durante o Outubro Rosa que atingimos nosso máximo de informações e estímulos. As palestras com os profissionais de Saúde da rede municipal, por exemplo, alerta ainda sobre a importância de a mulher conhecer seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas”, disse.


Vale destacar que ao identificar alterações suspeitas, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional, além disso, é recomendado que a mulher faça seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar a doença antes dela começar a apresentar os sintomas, acrescentou o secretário Lucas Esteves. “Câncer de Mama tem cura e quanto antes for diagnosticado a doença, maior as chances de sobrevida da mulher”, ressalta.


OUTROS – Mês passado os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano, realizaram ações voltadas para o Setembro Amarelo. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB realizaram palestras e rodas de conversa sobre o Setembro Amarelo.


“Fizemos as palestras no CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, no ESF Maria Mendonça, Tapera e no CEJM em Visconde de Imbé. Cerca de 200 pessoas. Os temas apresentados nas palestras foram empatia, depressão, e influência das redes sociais nas tentativas de suicídio. Ações também foram realizadas Sodrelândia e Barra dos Passos”, explicou a Coordenadora da Atenção Básica Michele Machado.


* Assessoria de Comunicação - Ascom - Douglas Smmithy - Prefeitura de Trajano de Moraes.



1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE