• Jornal Esporte e Saúde

Solar dos Mellos promove em Macaé três dias de Café Literário

O Café Literário do Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, no Centro da cidade, será especial neste mês de outubro, em que se comemora o Dia do Poeta (20/10) e o Dia da Poesia (31/10), aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. O projeto do museu integrará as ações do PlusPoesia, da Secretaria de Cultura de Macaé, que vem promovendo eventos literários pela cidade durante estes onze dias. Por isso, o Café Literário irá acontecer em três dias: terça-feira (29), quarta-feira (30) e quinta-feira (31), mais cedo, às 18h. Todos os eventos têm entrada franca.


O horário será antecipado, porque antes de se iniciarem os lançamentos de livros, às 20h, vai haver uma sessão do ‘Cine Poema’ a cada dia. Vão ser exibidos três documentários sobre os poetas: Ana Cristina César, Torquato Neto e Drummond.



Liliane Barboza.


Uma noite de autógrafos feminina é a programação desta terça-feira (29). As poetas Conceição de Maria Rosa, lançando o seu livro ‘Pedaços de Mim’, e Liliane Barboza, com o seu ‘Mulher - Sentimentos & Sentidos’, vão participar de uma de uma Roda de Conversa sobre os seus trabalhos.


"É uma emoção muito grande participar deste evento num lugar tão bonito, que eu admiro e que tem grande valor para a cultura macaense, por ser um patrimônio histórico e cultural da cidade. E é uma honra lançar um livro junto a Conceição de Maria, porque estamos representando a mulher e principalmente a mulher negra, que não tem muito espaço na literatura brasileira. A literatura ainda não é muito valorizada, por isso estes momentos são importantes para nós. Quero convidar a todos que venham conhecer o nosso trabalho e também o do Solar dos Mellos de apoio à cultura local", diz a escritora Liliane Barboza.


‘Mulher - Sentimentos & Sentidos’, publicado pela Editora Autografia, foi lançado em julho de 2018, na Festa Literária de Paraty. O livro, que foi criado no cotidiano da jornalista, traz as suas impressões sobre a mulher em algumas de suas muitas versões e angústias em meio a uma cultura machista.


Já Conceição de Maria traz em seu livro muito de Macaé, como os poemas intitulados ‘Parque Aeroporto’ e o ‘Irene Meirelles’. A publicação é da Editora Taba Cultural, impresso pela Editora Vozes Ltda. A poeta já havia participado de Coletâneas: Álbum um Verso; Preces e Reflexões; Mulher, eterno tema; Sempre Primavera ; Palavra Expressa e Antologia dos Poetas Macaenses. Mas, segundo a autora, o ‘Pedaços de Mim’, lançado em 2018, é o primeiro livro em que ela se põe inteira.


"Fazer poesia nos dias de hoje é resistir... A poesia cura e move sentimentos. Consegue trazer memórias, lembranças e te tocar de alguma forma que, quando as pessoas tomam posse de um poema, eles não nos pertencem mais, mas a um grupo. Os escritores e escritoras do interior precisam muito de apoio", salienta Conceição de Maria.


Os poetas


Na quarta-feira (30), o Café Literário Especial ‘PlusPoesia’ receberá os autores Marcos Aurélio, lançando o seu ‘Metapoética’, e Savio Araújo, apresentando o seu ‘Carne da Era’. O evento será encerrado na quinta-feira (31) com um sarau de poetas da cidade.


"PlusPoesia é usado aqui para demonstrar a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo dos poetas alemães no século

XVII", explica o organizador do evento, Gerson Dudus.


O movimento literário


PlusPoesia surgiu na Alemanha, no final do século XVII. O primeiro círculo de poetas românticos reunia-se na cidade de Jena. Desse círculo participam grandes nomes da

literatura alemã, entre eles os irmãos Wilhelm e Friedrich Schlegel e, mais tarde, com a fundação da revista Athaeneum, o poeta Novalis. Seu livro Pólen foi um marco

na crítica literária, pela nova forma que usava: em fragmentos e aforismos. Nele aparece o conceito de PlusPoesia, que foi criado por Novalis para se referir à poesia

objetiva, lúcida e bela.


O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-5049. O horário de atendimento é das 9h às 17h,

de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.


* Jornalista: Andréa Lisboa/Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé/Secretaria de Comunicação Social/Coordenadoria de Jornalismo.




5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE