• Jornal Esporte e Saúde

STF decide pela convocação de professores aprovados em concursos do Estado do Rio


Ministro Dias Toffoli decide pela convocação dos professores aprovados em concursos Foto: Carlos Moura.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última segunda-feira, que os professores aprovados em concursos do Estado do Rio de 2011 a 2014 deverão ser convocados. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou a nomeação.


Ao todo, essas seleções somavam mais de 900 aprovados. O Governo do Rio chegou a convocar algumas pessoas, mas parou e, em 2017, entrou na Justiça para não ser mais obrigado a fazer a convocação, por conta da crise financeira do estado.



O Governo recorreu e a ação foi para o Supremo em 2018, quando a ministra Carmem Lúcia deu parecer favorável ao Estado do Rio, suspendendo as convocações. A Procuradoria Geral da República recorreu e o processo voltou para análise do STF, dessa vez, nas mãos do ministro Toffoli.


O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio (Sepe) estima que há 400 pessoas aguardando a convocação. Para o coordenador geral, Gustavo Miranda, a decisão “faz jus às pessoas que fizeram concurso, estudaram, se dedicaram e ficaram a esmo”.


Tentamos contato com o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, que não se pronunciou até o fechamento da matéria. Em janeiro, ele admitiu que faltavam mais de dois mil profissionais na pasta.


* Extra/Globo/emprego/Camilla Pontes.






4 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE