• Jornal Esporte e Saúde

TCC apresenta solução para irrigação de culturas agrícolas



A pesquisa científica com foco em soluções sustentáveis tem obtido destaque nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos universitários da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA. Recentemente, o concluinte em Engenharia da Computação, João Martins, orientado pelos professores Vinícius Weiner Paiva e Alan Galante, desenvolveu um projeto que promete beneficiar a indústria da agricultura, intitulado “Desenvolvimento de Sistema de Irrigação e Análise de Solo Automatizado”.


A ideia do João, foi desenvolver um equipamento (hardware) e um sistema (software) que permite a leitura de informações climáticas como temperatura e radiação solar da região, bem como o monitoramento da umidade no solo e automatização da irrigação, baseados na evapotranspiração da cultura.


Informações disponíveis na Revista Agropecuária revelam que “segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) a agricultura irrigada é responsável por 70% de toda água retirada dos mananciais no Brasil. E mais, uma quantidade significativa desta água é subutilizada em grande parte do território nacional. Com os recursos disponíveis seríamos capazes de irrigar cerca de 30 milhões de hectares. Porém, a realidade dos dias atuais é que usamos apenas 15% disto”, e o maior desafio da agricultura é produzir mais utilizando menos água.


De acordo com o orientador Vinícius o trabalho chama a atenção porque é possível observar os diferentes elementos que constituem o Curso de Engenharia, como a área de pesquisa, problematização e, a computação em si, através da aplicação de sistemas embarcados, uso de micro controlador, sensores e atuadores.


Utilizando ferramentas como JAVA, Mysql e Apache, o software IRRIGAR foi desenvolvido pelo estudante João Martins. O programa permite o monitoramento e o controle da irrigação da cultura. Desse modo o trabalho tem uma grande relevância para o curso, uma vez que integra a parte de hardware e software para desenvolver um sistema completo que visa a resolução do problema de alto consumo de água potável nas irrigações”, explica o professor mestre.


“O meu sentimento na verdade era que parecia um projeto bem simples, mas na defesa do TCC, ao ouvir os orientadores sobre o quão relevante é o mesmo, quase caí para trás. No início, o direcionamento do trabalho estava voltado para transformar água suja em água potável e com o desenvolvimento do mesmo, fui, com o auxílio dos professores, trabalhando a ideia da irrigação de culturas até chegar no software IRRIGAR e no hardware desenvolvidos”, explicou João Martins.


* Texto: Moira Paula/Fotografia: Paolla Itagiba/Assessoria de Comunicação Salesiana.











0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE