• Jornal Esporte e Saúde

Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta espetáculo gratuito do Jongo da Serrinha



Jongo - divulgação.


O Ministério da Cultura e a Funarte trazem para Rio das Ostras o espetáculo “Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha” neste sábado, dia 26, às 19 horas, no palco do Teatro Popular. A apresentação tem entrada franca e será realizada pelo grupo cultural Jongo da Serrinha, que faz uma linda homenagem a sua matriarca: Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria.


O espetáculo conta a história de vida e a trajetória da Tia Maria desde de suas raízes no jongo e no samba até a fundação da grande escola de samba Império Serrano.


JONGO DA SERRINHA - O grupo Jongo da Serrinha tem como objetivo preservar esse ritmo, considerado como um dos pais do samba. Para isso levou o jongo dos quintais do Morro da Serrinha para os palcos. O grupo também busca a promoção social da comunidade, empreendida por intermédio de iniciativas educacionais da ONG Grupo Cultural Jongo da Serrinha.


Criado por Mestre Darcy Monteiro e Vovó Maria Joana Rezadeira, o Jongo da Serrinha se orgulha pelo registro do jongo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro Bem Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.


O JONGO - Originário da região do Congo-Angola, na África, o jongo chegou ao Brasil com os negros da nação banto trazidos como escravos para as fazendas do Vale do Rio Paraíba. Com o fim da escravidão, eles migraram para a capital, o Rio de Janeiro, instalando-se por falta de opção nos morros cariocas. E lá mantiveram seus costumes, entre eles o jongo, cuja tradição era transmitida oralmente de pai para filho e a dança, exclusiva dos mais velhos da comunidade.


SERVIÇO


“Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha”


Teatro Popular de Rio das Ostras


Avenida Amazonas, s/nº, Centro (rua da Feirinha)


Data: 26 janeiro


Horário: 19 horas


Entrada Franca


* Secom Rio das Ostras.



2 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE