• Jornal Esporte e Saúde

Tecnologia será destaque de Macaé em Encontro Estadual de Educação



Macaé será destaque no II Encontro Estadual do Programa de Inovação Educação Conectada do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (9). A programação, realizada no Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas, no Rio, visa contribuir com a implementação do programa nas redes municipal e estadual, fomentando o uso de tecnologias digitais na educação básica. Na oportunidade, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Secretaria de Educação, vai apresentar os principais trabalhos desenvolvidos na área da formação continuada online e semipresencial.


Entre os cursos que serão abordados pelo NTM estão "Uso Ético, Seguro e Legal da tecnologia", "Professor Digital", "Curta na sala de aula", "Mediação Escolar", além de Ubuntu-História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Também será abordada a realização dos cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD) que atenderam a mais de 150 participantes. Os módulos são "Assistente de Logística Portuária", "Marketing Digital", "Assistente Administrativo", "Tutoria em Ambiente Moodle" e "Afetividade e Humanização". Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o público beneficiado foi de profissionais e comunidade. "Registramos 208 cursistas formados em 2018, e até o primeiro semestre de 2019 foram 297 concluintes", destacou.


O encontro, no Rio, é organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A programação contará com a participação de representantes do Ministério da

Educação, Secretaria Estadual de Educação, Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, entidade nacional que congrega os dirigentes municipais de educação. A ocasião contará com debates, apresentação de vivências e os painéis "Abertura e contextualização", "Educação Conectada", "Educação Conectada no Rio de Janeiro: avaliação e planejamento" e "Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais".


A proposta dos cursos online que serão apresentados, de acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, é promover a formação continuada em serviço com ênfase em Tecnologia Educacional e oferecer recursos virtuais abertos para educação. "Neste trabalho, os participantes puderam utilizar a conectividade nas escolas, que contam com o programa de Inovação Educação Conectada para acessar a plataforma de cursos e desenvolver atividades", ressalta.


Sobre o Núcleo - O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) conta com uma equipe que atua na Secretaria de Educação, responsável por projetos voltados para tecnologia educacional e a disponibilização de mais de 1.400 recursos digitais no próprio portal do núcleo. O NTM atua com estratégias e recursos virtuais para acesso dos educadores da rede municipal. Um dos destaque é a página da internet com endereço eletrônico ntmmacae.com/site/, voltada para os profissionais que atuam nas 106 escolas da rede municipal. O objetivo é destacar referências digitais, que poderão ser trabalhadas no dia a dia em sala de aula, em prol da qualidade do ensino.


* Jornalista: Joice Trindade/Foto: Maurício Porão/Comunicação Macaé.


0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por JORNAL ESPORTE SAÚDE. Orgulhosamente criado com CRIATIVA WEB & PUBLICIDADE